Consulta do envio dos seus dados para SMTR/RJ – Somente para o Município do Rio de Janeiro
ATENÇÃO: a consulta é atualizada diariamente, de segunda a sexta, levando em consideração apenas os taxistas que fizeram o curso no Estudando a Distância. Os dados são enviados para a SMTR/RJ no dia seguinte a conclusão e aprovação no curso desde que o seu CPF esteja cadastrado e seja válido. Caso tenha feito o curso conosco e se enquadre nas condições descritas anteriormente, mas o resultado da consulta informa que seus dados ainda não estão na SMTR/RJ, então descreva o seu problema em uma mensagem para o e-mail: meusdadosnasmtr@cursotaxista.com.br
Consultar CPF
Dúvidas? Nós te ajudamos!
Qual a diferença do curso de formação de taxista do Rio de Janeiro para os demais municípios da federação?
O curso no Rio de Janeiro foi ampliado, sendo necessário cumprir uma carga horária de 40 h/aula e seguir as definições da Resolução SMTR 2578 de 23/06/2015. Além do conteúdo específico para o Rio de Janeiro tem também o envio das informações do motorista para a SMTR/RJ após a conclusão e aprovação no curso (arquivo eletrônico).
Calendário da SMTR/RJ (município do Rio de Janeiro) para a realização do curso
O curso é obrigatório para taxistas do município do Rio de Janeiro a partir de 01/10/2015. Para aqueles que já possuem o RATR o prazo para conclusão é de acordo com o final do seu registro, conforme a tabela abaixo.
RATR terminado em:
Data limite
0 e 1 | 31/12/2015 |
2 e 3 | 31/01/2016 |
4 e 5 | 29/02/2016 |
6 e 7 | 31/03/2016 |
8 e 9 | 30/04/2016 |
O curso de formação de taxista é obrigatório no município do Rio de Janeiro. O que acontece se não fizer o curso no prazo definido pela SMTR/RJ?
Está sujeito a receber uma multa de até R$300,00 além da impossibilidade de fazer a vistoria de 2016.
O curso de formação de taxista é obrigatório?
Segundo a lei federal 12.468/11 o curso deve ser feito para que o motorista seja considerado um taxista profissional e possa exercer a profissão. Cada município da federação pode definir regras complementares impondo prazos, como foi feito no município do Rio de Janeiro.
O que significa EAD?
EAD significa Ensino a Distância. Nesta modalidade de ensino o curso pode ser feito por diversos tipos de equipamento (computador ou tablet ou smartphone) em qualquer lugar e a qualquer hora. É a modalidade que lhe permite estudar quando e onde quiser.
Formas de pagamento do curso
Boleto: a emissão do boleto gera um acréscimo de R$1,00 no valor do curso. O tempo de compensação bancária é de até 3 dias. Somente após a compensação é que o curso poderá ser feito. Caso a opção escolhida tenha sido EAD e já tenha efetuado o pagamento, é possível liberar o acesso ao curso enviando o comprovante de pagamento para o endereço.
japaguei@cursotaxista.com.br
Cartão de Crédito ou Débito: assim que o banco ou a administradora do cartão de crédito autoriza o débito/crédito do valor o curso pode ser feito (em qualquer modalidade).
Duração do curso presencial O curso presencial é feito em 6 fins de semana, somente na cidade do Rio de Janeiro e atendendo as especificidades definidas pela SMTR/TJ, em salas de aula.
Certificado
Na opção EAD o certificado pode ser impresso ao final do curso, após aprovação no teste final (nota mínima para aprovação é 5,0).
Na opção presencial o certificado é entregue após correção do teste final para aqueles que forem aprovados (nota mínima para aprovação é 5,0).
Impressão do certificado na opção EAD
Depois de aprovado no exame final aparecerá um botão verde escrito “Baixar Certificado” na tela inicial do curso. Este botão mostra o certificado na tela e permite que se imprima. Não há nenhum risco de perda de informação nem do certificado ao pressionar este botão. A palavra baixar é usada para informar que o certificado aparecerá na tela.
Lista de aprovados é informada para a SMTR/RJ?
Após a conclusão do curso e aprovação no teste final, as informações são enviadas, de forma eletrônica, para a SMTR/RJ em até 24h. Isto só ocorre para o município do Rio de Janeiro.
O certificado é um documento válido?
Através do certificado o taxista demonstra que realizou o curso e foi aprovado em uma entidade homologada. Todavia, para o município do Rio de Janeiro, somente após receber as informações por via eletrônica é que a SMTR/RJ reconhece que o taxista está em dia com as suas obrigações, seguindo o que foi determinado na resolução 2578 de 23/06/2015.